Uma nova pesquisa da Barna revela que a confiança e a satisfação entre os pastores estão em alta, após um período de esgotamento durante a pandemia. No entanto, a recuperação não é uniforme, com pastores mais jovens e do sexo feminino ainda enfrentando desafios.
Em 2023, 51% dos pastores relataram estar “mais confiantes” em seu chamado do que quando iniciaram no ministério, contra 35% em 2022. A parcela de pastores “muito satisfeitos” com seu trabalho também subiu de 52% para 59% no mesmo período.
Ainda assim, a pesquisa aponta para disparidades de gênero e idade. Apenas 38% dos pastores mais jovens e 32% das pastoras se sentiram “muito satisfeitos” com seu ministério, em comparação com 50% dos pastores mais velhos e 49% dos pastores do sexo masculino.
Outro ponto importante é a dificuldade em encontrar jovens para o ministério. Cerca de 75% dos pastores concordam que “está se tornando mais difícil encontrar jovens cristãos maduros que queiram ser pastores”.
Em relação ao desejo de deixar o ministério, a pesquisa indica uma queda. Em março de 2022, 42% dos pastores consideravam deixar o ministério em tempo integral. No final de 2023, esse número caiu para 33%.
Os dados da pesquisa sugerem que os pastores estão encontrando um novo equilíbrio após um período turbulento. A confiança e a satisfação estão aumentando, mas ainda há desafios a serem superados, especialmente para pastores mais jovens e do sexo feminino.
Ler Mais Matérias no Cristão News
Deixe um comentário